26/09/2009

Etapas para o desenvolvimento dos trabalhos de Geografia

Objetivos:
• Despertar o interesse pela pesquisa em geral e pela pesquisa aplicada consolidando os conteúdos estudados ao longo do curso.
• Desenvolver a capacidade de aplicação, de forma integrada, dos conhecimentos adquiridos durante o curso.
• Estimular a capacidade de síntese ao transmitir oralmente o trabalho.
• Promover a capacidade de trabalhar em equipe.

1ª etapa: o trabalho
1- Definição do tema - o lugar;
2- Definição dos componentes do grupo;
3- Papel que cada componente executará no grupo;
4- Definição da forma de apresentação do trabalho;
5- Pesquisa: Internet, livros, enciclopédias, guias impressos de turismo, mapas, sites turísticos, folhetos, catálogos, Secretarias de Estados e Municípios;
6- Reunir as informações obtidas para realizar um trabalho próprio;
7- Depois de terminado o trabalho de pesquisa preparar a apresentação oral.

2ª etapa: apresentação geral do trabalho:
1- Uso de Power-Point;
2- Seleção de imagens;
3- Rigor e correção do tema;
4- Bibliografia e referências eletrônicas.

3ª etapa: a avaliação
1- Desempeho do aluno como um todo:
    1.1- Apresentação: interação, simpatia, postura;
    1.2- Capacidade de síntese: resumo claro, conciso, interessante e informativo;
   1.3- Correção dos dados apresentados;
   1.4- Expressão oral: ordenação do pensamento (seqüência na exposição dos eventos);

2- Execução e apresentação do trabalho:
    2.1- pontualidade: perda de pontos por cada aula de atraso após a data marcada;
          (a menos que haja um consenso entre a professora e o grupo).
    2.2- Organização: referências bibliográficas e recursos; (uso do Power point).

3- Abordagens para o trabalho específico de Geografia:
    3.1- Localizar o lugar estudado; (representação cartográfica)
    3.2- Definir e descrever os atrativos naturais do lugar mencionando: nome, localização e suas principais   características (clima, vegetação, relevo e hidrografia);
   3.3- Citar e conceituar os principais componentes naturais da paisagem do lugar: gruta, praia, chapada, falésia, restinga, laguna, etc.
   3.4- Tipo de turismo do lugar; (segmentação turística);
   3.5- Turismo sustentável;
   3.6- Características demográficas relevantes;
   3.7- Características sócio-econômicas;
   3.8- Infra-estrutura turística.

 Observações:
1-Todos os componentes do grupo devem conhecer o trabalho na íntegra com o objetivo de suprir possíveis falhas da apresentação ou ausência de colegas.

2- Para o trabalho integrado: descrever, detalhadamente, pelo menos um atrativo natural, além de comentar sobre as características naturais do lugar.

Nenhum comentário: